segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Pós-gênero


Você há de convir que superamos o enquadramento entre pessoas por uma classificação

de gênero. O que pode o gênero feminino e o gênero masculino,  que papeis cabem a

cada um...isso definitivamente ficou no passado. "Se Deus é menina e menino, sou

masculino e feminino", não é Ney?

A questão toda é o indivíduo,  centro desse debate.

Não há papeis de homem, de mulher, de gays e de trans. Há indivíduos que têm talentos

diferentes, amam de formas diferentes (indivíduos diferentes), com visões de mundo

diferentes.

Vimos um mundo - não faz muito tempo não - em que mulher lava a louça, homem usa

calça e não tem vaidade, mulher usa saia - ok, pode pintar o cabelo, gays "por favor

sejam discretos", trans "não agridam a minha família", criança espera o adulto falar e

velho só dá trabalho. Em que o negro é o pobre e excluído e o deficiente o coitado.

Já deu.

Está todo mundo no mesmo barco, mas agora, escolhendo o barco e nem vou falar aqui

em direitos iguais porque até isso acho que é meio óbvio. Direitos e deveres iguais é

constitucional, individual e subjetivo é problema de cada um.

Trata-se do entendimento e aceitação do indivíduo como um ser complexo,

incrivelmente sábio para caber dentro de um check list de "isso você pode e isso você

não se encaixa".Se a gente pensar bem supera as questões de gênero. Eu vou compor a

Andréia de acordo com minha bagagem de vida, crenças, valores, desejos e outras

referências que fazem de mim ÚNICA.

Essa unicidade se contempla no endereçamento da verdade absoluta e exclusiva, sob

medida.

Como dizer Trans; Gay; Mulher; Homem, a cada momento da vida a gente se
molda.

Para mim, é claro que o debate é necessário para conquistarmos - olha o cúmulo - a

liberdade de sermos quem somos.

De qualquer forma para completarmos essa discussão que vai longe, deixei um texto

para reflexão.

Pós-Genero é uma categoria que me agrada. Se eu pudesse inventar uma categoria eu

diria Free Individual.

É gente demais querendo controlar aquilo que somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário