segunda-feira, 21 de março de 2011

E O AMOR VENCEU! MULHERES EXIGENTES DEMAIS

E o amor venceu! Nossa enquete apontou o amor como tema campeão! Por isso decidi escrever 2 artigos dessa vez, e esse é o primeiro.
O mundo muda, o comportamento social, também. Mas uma coisa é certa: todo mundo quer mesmo alguém para amar. Apesar disso, tenho ouvido muitas amigas reclamarem que está difícil arrumar um par...
Tudo tem uma explicação: um estudo da FGV revela que quanto mais instruídas e financeiramente independentes , maior o percentual de mulheres solteiras. A situação é pior para quem vive nas capitais metropolitanas, sendo o Rio de Janeiro e Brasília as campeãs de solteirice. E o número é exatamente para a mulherada não se sentir só “45%” de nós mulheres estão, digamos, “repensando”. Também há mais mulheres que homens no mundo. Mas mesmo num cenário tão adverso, não dá pra simplesmente acreditar que o amor está sujeito a “lei da oferta e da procura”. Não é marketing. É coração.
As mulheres estão escolhendo mais porque, também, querem pensar bem na ‘mala’ que vão carregar. Outra coisa é a sensação de que todo homem bacana está ‘comprometido’. E notem que curioso: quanto mais bem sucedidas são as mulheres, mais exigentes! Naturalmente isso tem um lado bom. Mas, tirando por algumas pessoas, concluo que temos pedido um “currículo” e reparamos se as exigências do ‘check-list’ feminino estão sendo cumpridas, uma análise microscópica, em que se pese a seguinte relação básica*:
1)      Costumeiramente, lembra do aniversário, do aniversário de namoro?
2)      Tem estabilidade financeira?
3)      Quer ter filhos? Já tem?
4)      Mora sozinho, com os pais, com os filhos (xii)?
5)      Tem curso superior?
6)      É romântico? Leva para jantar? Dá flores regularmente?
7)      Seu beijo faz arrepiar até a sombrancelha?
Ok, respondendo sim para 6 dos 7 itens gerais acima, cumpre os requisitos para estar ao lado de uma mulher bem sucedida. Depois entram as perguntas ‘mais específicas’ e, claro, o julgamento feminino implacável.
Cumprir ‘requisitos’ é uma armadilha que aprendemos com a sociedade moderna e com o mundo corporativo, afinal temos que exibir o par – como quem exibe uma promoção. Eu mesma tenho um conhecido (um homem) que também faz isso "Essa aqui é minha namorada, Fulana, diretora comercial da empresa x...". Que chato! Sabe onde? No casamento do melhor amigo.
Mas se amar é uma conquista íntima, isso não tem nada a ver com o resto do mundo, com a imagem, com 'o que os outros pensam', com o cargo.
Estatísticas à parte, vamos combinar que nós mulheres complicamos bastante as coisas quando queremos, palavra de uma mulher complicada como todas. Mulheres querem respostas rápidas: é amor? é amizade? é tesão? é só um rio que passou em minha vida? Pode ser que seja tudo isso, cada qual tem seu tempo, não é? Êta gênero apressado! Acho que eu nunca acordei de manhã dizendo "acho que é amor". Um dia eu soube. Disparei a dizer e sentir emoção. Acho que foi simples assim. Mas na primeira semana eu tasquei um "eu te amo, e você, me ama?". Quase ele correu!
 Eu penso que para amar, assim, de verdade, você só precisa responder perguntas simples (que não estão no check-list):
1)      Você, o ama? Quer dizer, não se importa se ele tem um carro, ou se tem curso superior, mas quer incondicionalmente que essa pessoa seja feliz.
2)      Ele, te ama? Também não se importa se você tem celulite ou TPM, cargo grande.
3)      Você tem admiração por seu caráter?
4)      Você e ele se respeitam mutuamente?
5)      Você e ele são como um imã? Se atraem?
Nós mulheres somos campeãs de “check-list”, além de ser as “campeãs” da crise existencial.
Deus me livre dar conselhos amorosos, não tenho talento pra isso, mas cada dia que passa aprendo como é bom apreciar as coisas simples. E parece que o amor faz parte do guarda-chuva das coisas que estão livres de complicação, graças a Deus.
Independente do número de homens e mulheres disponíveis no mundo e longe das estatísticas, acredito que sempre existirá um amor que faça seu coração bater mais forte. O que não podemos perder é a oportunidade de alimentá-lo ou encontrá-lo. E quando isso acontecer, acho que o ideal é tentar evitar apenas cumprir os protocolos de nossas expectativas, mas dar uma chance ao amor. Dar uma chance no meu ponto de vista é não esperar nada... Lógico, se for um traste...pular fora na hora.
 Check-list só serve pra gente, para aquilo que podemos não só cumprir, como prometer. Se a naturalidade é o bálsamo do amor, saber admirar o outro e aprender com ele tudo aquilo que não somos capazes de prever é em si um ato de amor. Ao que tudo indica, a palavra de ordem é: Imprevisível! Controladoras, façamos um pacto: percam o controle da situação, mas só um pouquinho...
E como diria Tom Jobim: “Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho”.
Fontes: FGV, IBGE
*as questões do check-list citadas acima apenas consideram uma visão geral, lembrando que cada idade tem suas 'exigências particulares'.
http://www.youtube.com/watch?v=oUl--jqh1V0&feature=fvsrhttp://www.youtube.com/watch?v=oUl--jqh1V0&feature=fvsr

5 comentários:

  1. Adorei, Andréia.
    Vou seguir o seu conselho e perder um pouquinho o controle;)
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha to começando a achar que ta mesmo na hora de perder o controle um pouco... e olha que meu check list era como vc disse no final, um pouquinho diferente rs
    Bora perder o controle e procurar esse bj de arrepiar ate o dedão do pé.
    Adorei o texto !!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. This article was vey helpful to me. It helped me to be informed and more aware. The details were such a blessing, thanks.

    cheap clomid

    ResponderExcluir
  4. Amor isso ??

    Isso pra mim é prova de vestibular, com titulo de Amor....

    Vão é ficar e continuar solteiras mesmo......Nada presta, nenhum presta, mas o cafageste sempre têm um lugar especial.

    Não dá mesmo - esse Feminismo e Mulheres Moderninhas é para Homem Babaca, Otário que quer assumir e ficar Corno passivo.

    Nào é meuc caso, Graças a Deus.

    Prefiro as Piriguetes e simples - essas são mais pé na Terra e não me exigem tanto. Sexo gostoso ,sem frescuras e listas infundáveis de exigências..

    Vocês ainda nào percebem que quanto mais complicação e exigencia, mais corna vocês são.

    Ainda não entenderam que a palavra mestra do Homem chama-se : SIMPLICIDADE !!!

    ResponderExcluir