sábado, 9 de maio de 2015

Mas você não pode ter? A pergunta indelicada para a mãe adotiva ou que está em tratamento

Quando escolhi adotar uma criança decidi, também, contar para as pessoas sempre que surgisse o assunto ou uma oportunidade. Respondi a muitas perguntas, mas a mais comum, presente em 99% das conversas era: “mas você não pode ter?”
Essa pergunta é tão, mas tão indelicada, que passei dois anos e meio pensando em uma boa resposta para ela, só tinha um problema: tinha que ser uma resposta que eu realmente acreditava.
Recentemente, há poucos dias mesmo, me fizeram a pergunta outra vez:

- Mas Andreia, você não pode ter?
Então respondi:
- Sim, eu posso, tanto posso como tenho uma filha.

Toda pessoa que queira assumir o papel de mãe pode ter um filho. Ter um filho não é ‘gerar’, somente. Ter um filho é estar capacitado a amar, a doar-se. Obviamente a boa vontade nem sempre vem ao encontro da eficiência, quer dizer, saber amar é um processo diário, que inclui muitas decepções.
Mas, com certeza, o fato de não gerar uma criança não precisa ser motivo de frustração. Nenhuma mãe (ou pai) é menos pai porque não estão fazendo a produção biológica. Pode perguntar a qualquer pai ou mãe: Pessoal, o que é mais difícil fazer um bebê ou educar?
Bom, você sabe a resposta.
Não gerei minha filha, por muitas razões que só pertencem a nós, mas a mais legal delas é que escolhemos a adoção com muita tranquilidade. Antes a pergunta ‘você não pode ter’ me magoava, no fundo. Magoa porque somos imperfeitos, porque mexe com nosso orgulho e com todas as nossas minhocas, como a insegurança: a sensação de incapacidade. Gente, que bobagem. Ser mãe é tão grande, tão precioso, que não há com o que se ofender.
As pessoas são curiosas e por isso perguntam; só por isso. Cabe a nós adotar a resposta certa para cada um de nós, que sirva como uma luva.
Eu me sinto plena, maravilhosa, nunca fui tão poderosa e mulher. Porque estou cheia de amor.
A resposta certa então, para mim, é: sim, eu posso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário